domingo, 22 de Julho de 2012

Feijoada de Leitao


Bom dia, bom dia gente linda, pessoas mais que queridas... um excelente domingo para todas/os *-*

Antes de começar o post de hoje, queria dizer-vos que se seguiram a blogagem das cores de ontem, durante o dia de hoje passem por lá porque vai tendo novidades, eu ainda agora atualizei, porque a Belocas do "Iguarias Caseiras" quando postou eu ja nao estava por aqui, e houve mais pessoas que nao postaram ontem e que postam mais tarde, portanto á medida que isso for acontecendo eu vou sempre atualizando!!!


A sugestao de hoje, vcs devem estar a pensar que eu ando maluquinha, principalmente para quem está em Portugal, com este calor todo e quase meio país a arder, mas vou confessar-vos uma coisita, esta feijoada foi feita ja ha algum tempo, ja no verao sim, mas num verao que mais parecia inverno e em que as coisas quentes ainda sabiam bem.

Se tem comida mais façil e rapida de fazer é esta eheheheh, pouco mais de meia hora e voilá heis um jantar ou almoço preparado!


Numa das minhas idas ao Pingo Doce, estava á espera de frango assado de churrasco e os meus filhos nao tiravam os olhos do leitao assado, gente o leitao assado por muito bom que seja (confesso que ja gostei mais do que gosto agora) acho que é excessivamente caro, ate porque criar um porco em casa nao é nada de por aí alem uma vez que os porcos comem couves, batatas e essas coisas assim, nao os criamos com farinhas nem nada disso. Bem divagaçoes á parte, os meus filhos olhavam... e eu... acabei por comprar um bocadinho dele, mais ou menos 1 kg, e a ideia era fazer no domingo, mas eramos 7 pessoas, e como tal o leitao tinha que dar para todos...




Vim o caminho todo a pensar como o iria fazer, ate que me lembrei da feijoada de leitao...  pois assim eu sabia que o leitao dava para todos... e se bem o pensei melhor o fiz, toda a gente gostou e ficaram satisfeitos, nao vou dizer que foi uma refeiçao barata, pois nao foi minha gente... o kg do leitao estava a 13€ mais coisa menos coisa... e nos dias que correm 13€ é dinheiro e nao dá para fazer muita coisa!!!

Bom  chega de paleio, e vou passar mas é a receita!!

Entao:

Bora lá comigo para a cozinha fazer uma feijoada de leitao que sabe mesmo bem em dias mais frios, vao ver que é uma delicia!!!


*1 kg de leitao assado
*3 frascos de feijao branco
*3 cenouras 
*1 ramos de cheiro verde a gosto
*1 cebolas
*1 fio de azeite
*sal a gosto
*4 dentes de alho
*1 copo de vinho espumante branco (nao tendo usem vinho branco normal)

Picamos a cebola finamente para um tachinho, e laminamos os alhos, regamos com o fio de azeite e levamos a lume brando, mexendo ocasionalmente ate que a cebola fique transparente. Adicionamos as cenouras cortadas em rodelas finas e regamos com o copo de vinho. Deixamos cozinhar.

Desfiamos o leitao e adicionamos ao refogado bem como o cheiro verde picadinho, temperamos com sal a gosto, adicionamos 1 copo de agua e tapamos o tacho, deixamos ferver lentamente por 15 minutos.

Findo esse tempo adicionamos o feijao branco, deixamos ferver, retificamos os temperos e servimos de seguida.

Eu servi acompanhado de uma salada de alfaçe, rucula, agriao, rabanete, beterraba, cenoura e tomate... 


Espero que gostem da sugestao de hoje, por aqui foi provada e aprovada!!

Hoje é mais um daqueles domingos em que vou sair agorinha de casa e vou para a quinta, vamos novamente juntar-nos todos, os meus pais e o meu avô e fazer uma churrascada e sardinhada!!!

Mais logo passo pelos vossos cantinhos

Beijocas


12 comentários:

são33 disse...

ADORO LEITÃO EM FEIJOADA NUNCA COMI MAS PARECE-ME BEM APETITOSA.
BOM DOMINGO
BJ

Guloso e Saudável disse...

Olá Margarida,
Essa feijoada de feijão branco é interessante, diferente da forma que preparo o feijão e o leitão, é uma receita muito prática, simples, ótima sugestão.
Beijo,
Vânia

Belocas disse...

Foi uma boa sugestão.
Tenha um bom domingo
Bjs

Rita disse...

Bom dia com alegria pra vc tbém!
Vim tomar um cafézinho com vc e desejar
o melhor pq sendo essa pessoa maravilhosa
merece todo meu carinho
Abraços
Rita!!!!

Essa receita é de comer rezando, que delicia
hummmmmmmmmmmmmm

Cozinha de Mulher disse...

Amo feijoada... aqui nossa feijoada é com feijão preto.. tem séculos que não faço, porque a Ágatha não come nem amarrada rsrssrr mas qualquer hora dessas vou fazer, porque além da saudade a Talitha adora... eu só não gosto dos pés e orelhas do porquinho.. então quando eu faço aqui em casa eu evito colocar.. mas eu acho um preto muito.. muito saboroso..
Nunca comi com feijão branco, aliás a primeira vez que comi feijão branco foi no prato do Locro da BC lá do Blog. rsrsrs
Mas adorei!!

Hummmmm imagino que foi sucesso aí em??

Que seu domingo seja mais que lindo minha amiga.. que ele seja perfeito juntinho aí da sua família linda..

Beijokas do tamanho do mundo pra você..

marijose disse...

Hola Margarida, yo no soy mucho de cochinillo pero tengo que reconocer que ese plato tiene muy buena pinta, besos y feliz domingo

Maísa disse...

Aqui está um frio de lascar esse prato cairia muito bem... Ô delícia minha amiga!!beijão

Andréa disse...

QUERIDA MARGARIDA,
DOMINGO E FEIJOADA COMBINAÇÃO PERFEITA, FELIZ DE QUEM COMEU ESTA DELÍCIA, FICOU TUDO DE BOM!

BEIJINHOS E ÓTIMO DOMINGO!

Romy Almeida disse...

Que bela feijoada :)
De leitão nunca comi mas deve ser mesmo uma delicia.
Olha Margarida... a Cris aceitou ser ela a escolher a cor do próximo mês ok?
Fica então assim :)

Bjokas e bom domingo

luci disse...

Que delícia adorei a feijoada deve ser muito saborosa,bom domingo beijos

Artes da Mel disse...

Margarida que delícia...fiquei com água na boca...adoro feijão branco!!!
Bjss
Mel

Trini Altea disse...

Un guiso muy rico.

Que tengas buena semana.