Seguidores

terça-feira, 16 de Outubro de 2012

Marmelos assados



*Antes de começar o meu post eu quero-vos pedir desculpa pelo fato de nao comentar os vossos cantinhos, mas isto por aqui anda uma correria que ate doi... Hoje logo que tenha os filhotes com os trabalhos de casa feitos sento-me em frente ao computador e visito todas... Desculpem-me mesmo :(( !!!!




 O outono chega e com ele embrulhados na sua samarra de pelo branco (ehehehhe quem os compra no supermercado, ja os vê brilhantes e luzidios). Verdes por fora e amarelinhos por dentro, uns maiores outros como os dias mais pequenos, deles se faz 2 doces que fazem parte da nossa doçaria tradicional, a geleia e a marmelada... lembra e muito a minha infancia e os tachos grandes que a minha avó colocava em cima do fogao de lenha, lá dentro fervia o açucar e eles... demorava horas  e horas ate atingir o ponto desejado... Falo do marmelo... Bom dia, boa tarde ou boa noite gente "mai" linda do mundo e arredores...

Se calhar estao a pensar que eu sou maluca, mas aqui em casa alem da marmelada, os marmelos desaparecem num ápice assados, o seu gosto amargo  em contraste com as especiarias e o açucar é de nos levar ao céu... Querem um conselho? Nunca comeram? Experimentem!!!

* Marmelos descascados e partidos em metades
*Uns paus de canela
* Uns cravos da India
* Umas estrelas de anis
* Açucar a gosto
*Vinho do porto
*Licor Beirao
*Agua (pouca)

Coloca-se os marmelos num tabuleiro, por cima espalha-se o açucar, rega-se com os liquidos, dispoem-se as especiarias, e levam-se ao forno a 200º ate estarem assados e douradinhos, vai-se regando com a sua calda e tem-se o cuidado de ir verificando para nao ficarem secos.

Servem-se bem fresquinhos!!

Espero que gostem!!!

Mega beijocas do tamanho do infinito e mais alem


19 comentários:

cristina fonseca disse...

Olá amiga!
Nunca provei marmelos assados, normalmente usu-os apenas para fazer marmelada e geleia...
A julgar pelas fotos e pelos ingredientes .... vou ter de experimentar! ... e em breve !!!!
Beijinho bem doce amiga :)

são33 disse...

Nunca comi mas pelos aspecto deve ser uma delicia.
O meu marido adora comer assim naturais.
bjs

Paula Vieira disse...

Também me deram um belo saco deles, já fiz marmelada e esta sugestão parece-me bastante boa.

Beijocas

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Margarida,
O perfume dos marmelos durante o processo de assar é muito agradável, mas após pronto o sabor é delicioso.
Beijo,
Vânia

belinha disse...

Nunca fiz marmelos assados, normalmente quando compro marmelos é para fazer marmelada.
Vou comprar alguns para experimentar.
Obrigada pela sugestão
Beijinhos
Belinha
Mundo das Receitas
http://mundodasreceitas.blogspot.pt/

Felismina disse...

Gosto muito de marmelos assados!

Bjs.

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

oi Margarida,deve ser uma delicia nunca comi assim como vc fez assados.bjs Rosinha

Addicted disse...

Nunca experimentei assado, mas fiquei com curiosidade :)
beijinhos
Addicted
http://cookaddiction.blogspot.pt/

Cozinha de Mulher disse...

Amiga de Deus.. nunca tinha visto marmelo..
Aliás eu só comi até hoje marmelada.. eu adoro com creme de leite, mas a fruta assim mesmo nunquinha tinha visto rsrs
Nossa deve sr muito delicinha né?
Você sempre nos trazendo essas novidades gostosas né? rsr
Adoro!!
Beijinhos e um dia megalindo viu?
Sheila

Ana Claudia disse...

Nunca comi marmelo, deve ser bom!! Saudades docê maninha!!
Beijinhos
Aninha

luci disse...

Deve ser delicioso eu nunca experimentei marmelos assados
beijos

Papoila disse...

Nunca comi marmelos assados mas estão com t~~ao bom aspecto... Gostei muito. Bjs

A arte em ser mulher disse...

Oi amiga querida como vai vc?
Eu gostei da receita porque tudo que leva açúcar eu gosto sou uma verdadeira formiga.
Fiquei sumida por uns dias pois estava sem internet.
Um grande abraço.
Camila Marinho.

Prata da casa disse...

Querida Margarida: nunca tinha pensado em assar marmelos e adorei a ideia. Deve ser uma delícia.
Tenho um prémio para ti lá no meu blog-Prémio Dardos. Fica à vontade para aceitar ou não.
Bjs
Márcia

Josy disse...

Hummmm que delicinha Margaridinha, gosto tanto de marmelos mas por aqui é muito dificil encontrá-los. Essa sua receitinha ficou deliciosa, com um pedaço de queijo ai que tentação. Gostei por demais minha amiga. Beijinhos

Andréa disse...

Querida Margarida,
os dias andam corridos p/ todos nós, eu mesma estou aqui
esperando o meu esposo p/ a nossa caminhada só falta alguns
minutinhos, o dia é super cheio e pequeno.
Nunca provei marmelos, o aspecto é tudo de bom amei!

Beijinhos, fica com Deus!

Catarina Sá - A Cozinha da Kinhas disse...

Cúcú querida Margarida!! estou de regresso ;) nunca provei marmelos assados mas ficaram com óptimo aspecto!

beijinhos

Léia disse...

Oi Margarida, só vi marmelos em compotas ou marmelada.Assim assado é a primeira vez que vejo.
Parece muito bom.Beijos querida.

Ratatuis disse...

Amo! Amo marmelos assados! Por cá fazem-se de uma maneira mais simples que é apenas colocá-los com pele e tudo a assar no forno e depois de cozidos cortam-se em pedaços (quem gostar come com pele e tudo; é o meu caso) e polvilham-se com açúcar. Da forma como a Margarida faz ficam bem mais ricos mas dá um pouquinho mais de trabalho a cortá-los ainda crús...